REUNIÃO PARA APRESENTAÇÃO DO PROJETO DE UM CONSÓRCIO INTERMUNICIPAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS DO OESTE PAULISTA

22/11/2017

       A Prudenco – Companhia Prudentina de desenvolvimento, esteve presente no prédio da Prudenprev em reunião na tarde do dia 20 de Novembro, pautada sobre o projeto do consórcio intermunicipal de resíduos sólidos. 

 

Mas o que é um consórcio intermunicipal? Consórcios intermunicipais são parcerias entre municípios para a realização de ações conjuntas, incrementando a qualidade dos serviços públicos prestados à população. 

 

A Prudenco vê que a implantação de um consórcio intermunicipal objetivando a destinação final dos resíduos sólidos urbanos como uma solução conjunta e uma alternativa mais econômica à implantação de um aterro sanitário para cada município, melhorando assim o descarto do lixo e reduzindo os custos de operação e manutenção com o aterro.

 

Dentre os fatores levados em consideração para o incentivo à implantação de um consórcio intermunicipal de aterros sanitário, destacam-se:

 

Melhoria na qualidade da operação dos aterros, evitando que se tornem lixões e gerem desperdício do dinheiro público investido na sua implantação;

Menor número de áreas utilizadas como aterros sanitários (possíveis focos de contaminação quando más operados);

Ganhos de escala de operação e rateio dos custos administrativos e operacionais;

Otimização do uso de máquinas e equipamentos no aterro;

Maior disponibilidade de recursos para proteção ambiental;

Maior representatividade na solução de problemas locais;

Economia dos municípios, que através do consórcio municipal não precisarão terceirizar o serviço de descarte final do lixo coletado;

 E muito mais! 

 

Na reunião estiveram presentes Prefeitos das cidades da região e autoridades interessadas. A banca de discussão foi composta pelo Diretor Presidente da Prudenco Mateus Martins Godoi, Prefeito Nelson Bugalho, Carlos Ubiratan Garms de Paraguaçu Paulista, Prefeito de Rancharia Alberto César Centeio de Araújo e assessorando os estudos de viabilidade o economista Adriano Machado, todos a disposição em caso de dúvidas.

 

A reunião teve como foco apresentação dos principais pontos estratégicos e econômicos do projeto para as prefeituras, abrindo oportunidade para os municípios interessados aderirem ao consórcio.

 

Confira um pouquinho da reunião em imagens! 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Outras Notícias